COLOCANDO UM TEXTO DENTRO DE SEU CONTEXTO

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20

A confusão na interpretação desse versículo está em tirá-lo do contexto. Lendo o contexto vemos claramente o seu significado, e observaremos que se trata de um processo de disciplina na igreja. O contexto aponta para uma busca de reconciliação de dois irmãos, onde um pecou contra o outro.

Certa vez ouvi alguém dizendo que não compreendia este versículo porque ele passava a impressão que quando a pessoa está orando sozinha, Deus não estará presente e não a ouvirá.

O contexto refere-se apenas a instruções sobre como proceder em relação a quem nos tem ofendido. Jesus ensina como ofendido deve repreender o ofensor. A primeira coisa a fazer é ir procurar o ofensor em particular, sem esperar que este lhe peça perdão. Se o ofensor mostrar-se arrependido, a comunhão com o ofendido será restaurada.

Se o ofensor não se arrepender, numa segunda repreensão o ofensor deve levar consigo UM (que com ele soma DOIS) ou DOIS (com ele soma TRÊS), para que por DUAS ou TRÊS testemunhas toda a estória seja confirmada como previsto em Deuteronômio 19:15.

Se o ofensor ainda assim não se mostrar arrependido, o caso deve ser levado à igreja local para exame do assunto (isso se o pecado cometido for suficientemente grave para afetar a comunhão da igreja local).

Se o ofensor não se arrepender diante da igreja, ele não deve mais ser considerado um cristão, mas sim como ímpio (gentio e publicano). É claro que tal tratamento deve envolver todos os esforços para leva-lo ao arrependimento.

A decisão da igreja local em ASSUNTOS DE DISCIPLINA será ratificada no céu. Tudo o que ligardes na terra neste contexto refere-se apenas ao perdão do pecador. Já tudo o que desligardes refere-se à exclusão do pecador impenitente. É claro que as estas decisões devem ser tomadas sempre com oração, conforme a Palavra e sob orientação do Espírito Santo. Por isso, quando Jesus soprou o Espírito Santo aos apóstolos disse-lhes: “Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.” João 20:23.

A promessa de que a oração será atendida se ao menos DOIS de vós concordardes, fornece uma prova de que as decisões tomadas pela igreja local, NAS QUESTÕES DE DISCIPLINA, serão divinamente aprovadas se levadas a Deus por meio da oração. Essa promessa relativa À ORAÇÃO DE COMUM ACORDO NAS QUESTÕES DE DISCIPLINA (à luz do contexto) somente será ligada ou desligada nos céus PORQUE onde estiverem DOIS ou TRÊS (duas ou três testemunhas) reunidos em meu nome, ou seja, com autoridade para ligar ou desligar, aí estou Eu no meio deles. Observe que Jesus fala de uma igreja cristã já indicando sua ausência física.

Assim, quando duas ou mais pessoas se reúnem no nome de Jesus, em obediência à Sua palavra, têm a autoridade vinda de Deus para a solução de questões disciplinares. O foco desse texto é a solução de um “litígio” entre irmãos na igreja local. Isso mostra que Deus está no meio do Seu povo, conferindo-lhe a autoridade de Seu nome, quando estes se reúnem para decidir questões disciplinares. Assim, a presença de Deus confere autoridade na condução da disciplina ao ofensor que precisa arrepender-se de seu pecado. Esse é o significado correto desse texto à luz do seu contexto. A presença de Jesus confere valor à atividade disciplinar da igreja no tratamento de litígios entre irmãos.

Assim, não há nada de estranho neste versículo, pois Bíblia comprova que Deus ouve as nossas orações quando estamos sozinhos. Jesus nos ensinou a entrar no quarto e orarmos a Deus sozinhos. O próprio Cristo orou várias vezes sozinho.
Mas, Deus também ouve as orações de dois ou três que se reúnem para outros fins justos.

O que está errado é achar que isso é uma regra que estipule que Deus está presente apenas onde temos dois ou três reunidos em Seu nome. É importante que fique claro que esse não é o significado do texto de Mateus 18 dentro do contexto apresentado.

Lembre-se que Deus é onipresente, o que significa que Ele está em todos os lugares!

“Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:15-20


Oséias Graça Tavares

Nenhum comentário: