SEM SEGUNDA CHANCE

 Marcos Alexandre Damazio

"Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água. (1ª Pe 3:18-20).

Há duas teorias mais aceitas quanto ao texto acima:
1- Cristo proclamou sua vitória aos anjos desobedientes de Gênesis 6.
2- Cristo pregou as pessoas que morreram por desobedecer a Noé.

Vamos a primeira teoria:
"Aos anjos que não guardaram o seu estado original, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia". (Jd 1:6). O texto diz ainda que estes anjos abandonaram a sua própria habitação (oiketerion) no grego oiketerion. Esta palavra é usada somente mais uma vez no Novo Testamento em 2ª Co 5:1,2, onde Paulo fala da habitação (oiketerion) como o corpo que teremos na eternidade, corpo glorificado celeste. Ou seja, estes anjos, voluntariamente, deixaram os seus corpos celestes, e vieram habitar na terra em corpos terrestres, por causa das filhas dos homens (Gn 6:1,2).

Embora estes anjos tenham assumido a forma humana vivendo como homens, eles nunca tiveram a natureza humana, pois não nasceram de uma gravidez. Por isto, as Escrituras se referem a eles apenas como anjos. Por pertencerem somente à natureza angélica, ficaram em situação difícil para com Deus, pois Deus não socorre a anjos (Hb 2:16), e nem confia neles (Jó 15:15), pois até aos seus anjos atribui imperfeição (Jó 4:18). Para os anjos não houve plano de salvação, pois eles conheciam a Deus diretamente e viviam em sua presença. Deus não poupou estes anjos malfeitores, e imediatamente os prendeu eternamente no inferno (2ª Pe 2:4; Jd 1:6). E Cristo proclamou a sua triunfal vitória para estes anjos que foram desobedientes nos dias de Noé (1ª Pe 3:19,20). Dificuldades desta teoria:

1- Cristo morreu uma só vez pelos pecados dos homens e não dos anjos.
2- Cristo morreu para levar os homens a Deus, e não os anjos.
3- Os espíritos em prisão foram rebeldes enquanto se preparava a arca, mas os anjos se rebelaram em Gênesis 6 antes da construção da arca.
4- O texto diz que apenas 8 pessoas se salvaram, ligando o assunto a salvação, coisa impossível aos anjos rebeldes.

Há duas teorias mais aceitas quanto ao texto acima:
1- Cristo proclamou sua vitória aos anjos desobedientes de Gênesis 6.
2- Cristo pregou as pessoas que morreram por desobedecer a Noé.
Vamos a segunda:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão... pela ofensa de um só, a morte veio a reinar... pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores" (Rm 5:12,13,14,17,19). Desde Adão até os dias de Moisés, ninguém foi julgado culpado pelos próprios pecados, pois a lei não tinha ainda sido promulgada. No entanto, todas as pessoas que viveram no período compreendido entre a época de Adão e os dias de Moisés morreram. Portanto, suas mortes não podem ser atribuídas diretamente aos seus pecados, pois não havia nenhuma lei para estabelecer esta sentença, porque onde não há lei o pecado não é levado em conta (Rm 5:13). Assim, as mortes nesse período foram causadas pelo pecado de Adão. Toda a humanidade estava substancialmente* em Adão quando ele desobedeceu a Deus, embora não estivesse individualmente, pois a posteridade ainda não havia surgido. Então, a penalidade daquele pecado de Adão atingiu toda a sua posteridade pois dizia que o homem voltaria a terra, ou seja, provaria a morte física.

Adão transgrediu uma lei que dizia: "Não comerás da arvore do conhecimento do bem e do mal". (Gn 2:17).

Esta lei foi promulgada somente para Adão, pois Eva ainda não havia sido criada por Deus. Eva comeu o fruto primeiro e depois deu a Adão e este comeu (Gn 3:6). Eva, porém, não pecou, pois a lei foi dada a Adão e não a Eva. Por isso, Eva foi enganada por satanás (1ª Tm 2:14).

Depois de ter dado uma lei a Adão, Deus só voltou a dar leis a Moisés. Neste longo período entre Adão e Moisés o povo viveu sem lei, portanto, não havia transgressão, pois não havia lei para ser transgredida (Rm 5:13,14).

Não pode haver pecado sem lei que antes o defina como pecado. Neste longo período de Adão até Moisés as pessoas que roubavam não transgrediam nenhuma lei, pois não havia lei que dissesse: "Não roubarás" (Rm 7:7).

Estas pessoas pecaram, porém não transgrediram nenhuma lei, e o pecado não é levado em conta quando não há lei que o defina anteriormente como pecado.
“Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão”. (Rm 2:12)

Quais foram os pecados das pessoas contemporâneas de Noé?
Elas comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e
veio o dilúvio e os destruiu a todos (Lc 17:27). Mas, o que há de errado nisto? As pessoas contemporâneas de Noé não buscavam a Deus, mas só queriam festejar e regalar a carne. Tais pessoas também não creram na pregação de Noé. Entretanto, quem acreditaria? Você acreditaria num velho de seiscentos anos que construiu um navio gigantesco e saiu pelas ruas gritando que o mundo acabaria em breve com um dilúvio?

Dificuldades desta teoria:

1- Quais foram os pecados das pessoas contemporâneas de Noé?
Eram pessoas más de coração, violentas e distantes de Deus (Gn 6:5-9,11-13).

2- A multiforme graça de Deus alcançou a Noé, que nunca havia escutado nada sobre Salvação, mas era um homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.
Ora, se Noé pode achar a graça de Deus a ponto de andar com Deus, todos os seus contemporâneos também podiam ser justos, perfeitos e andar com Deus segundo a sua multiforme graça.

3- Deus sempre fornece uma luz ao homem. A todos os homens Deus fornece a criação como luz para que o homem possa crer no Criador, pois os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Sl 19:1).
No caso dos contemporâneos de Noé, a luz de Deus foi a chamada dos animais em dois de cada espécie, um macho e uma fêmea. E mesmo diante de um fenômeno sobrenatural eles se recusaram a crer na pregação de Noé, sendo, portanto, justamente condenados.

* Este mesmo processo se encontra registrado em Hb 7:9,10, onde se diz que Levi, por meio de Abraão, pagou o dizimo a Melquisedeque, porquanto Levi estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste. Ou seja, Levi ainda nem existia individualmente como pessoa, mas estava substancialmente em Abraão, quando este pagou o dizimo a Melquisedeque. Levi é descendente do patriarca Abraão, que é seu bisavô.

Nenhum comentário: